Nossa pesquisa nasce do fazer. Nosso conhecimento brota da prática. Assim, cada ensaio é um processo criativo, poético e investigativo em que vamos descobrindo e organizando a nossa maneira de fazer teatro. O teatro do AIVU e a sua poética se cocriam e transformam-se a cada dia de trabalho, a cada respiração das artistas-criadoras, a cada referência ou inspiração devorada. Toda essa experiência que vamos vivenciando e registrando, que guarda saberes, práticas e conhecimentos, às vezes se irradia para além da sala de ensaio e da cena teatral, ganhando forma em outras linguagens e em outros lugares.

Neste espaço do nosso site, compartilhamos um pouco das pesquisas acadêmicas das artistas-criadoras do AIVU Teatro, que germinam e crescem na sala de ensaio e expandem-se para além dela. Assim como o fazer teatral nutre e gera a pesquisa acadêmica, a pesquisa acadêmica nutre os nossos processos criativos com reflexões e práticas. Dessa maneira, cocriamos um fluxo de trocas férteis, em que uma ação criativa inspira e influencia a outra, em rede, em harmonia.

Artista-criadora JOSEFA ROUSE

 

MAIS E MAIS PERTO DE NÓS: IMAGENS E PERSONIFICAÇÕES DA MULHER NEGRA NO TEATRO BRASILEIRO DOS ANOS 1940 A 2008, NO CONTEXTO DA EXPERIÊNCIA CÊNICA E DO ATIVISMO DAS MULHERES NEGRAS SEGUNDO SORTILÉGIO I, SORTILÉGIO II E SETE VENTOS.

Dissertação de Mestrado , concluída em 2019, com orientação da Profa. Dra. Lúcia Regina Vieira Romano, na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Disponível em breve na Biblioteca do IA - UNESP.

IFIGÊNIA: DE PROSTITUTA À HEROÍNA.

Artigo publicado na Revista Sankofa da USP. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana Ano XIII, NºXXIII, abril de 2020.

Disponível em:

https://www.revistas.usp.br/sankofa/article/view/169148/160376

CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/6481042861154341

FOTO PARA SITE AIVU 1.jpeg
Foto_Renata_Vendramin.jpg

Artista-criadora RENATA VENDRAMIN

TEIA DRAMATÚRGICA: TRAJETOS SINUOSOS DE UMA ATRIZ EM FLUXO E RITMO CRIATIVOS.

Dissertação de Mestrado, concluída em 2015, com orientação do Prof. Dr. Eduardo Tessari Coutinho, na Universidade de São Paulo - USP. Disponível na Biblioteca da Escola de Comunicação e Artes - ECA/USP em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-24112015-164917/pt-br.php

UM ENSAIO A DOIS CORAÇÕES: O CORPO DO ARTISTA POPULAR ENTRE SILÊNCIOS, PALHAÇADAS E SONHOS.

Ensaio feito em cocriação com o artista, amigo e palhaço Rafael de Barros. Publicado no e-book CEPECA: UMA OFICINA DE PESQUISATRIZES E PESQUISATORES V.3. Organizado pelo prof. Dr. Eduardo Tessari Coutinho. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, em 2021.

Disponível em:

http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/648

COCRIANDO-SE ARTISTA: O CULTIVO DE PRÁTICAS DE AUTO-ORGANIZAÇÃO E AUTOCONHECIMENTO.

Artigo publicado na REVISTA MACUNAÍMA: Caderno de Registro Macu n10,  v. 1, em 2017. Disponível em:

https://www.macunaima.com.br/cadernos/caderno_10/caderno_10_capa_editorial_indice.pdf

CURRÍCULO LATTES:  http://lattes.cnpq.br/3352757149156181