A MOÇA DE BAMBULUÁ
Foto Herikson Souza.
Foto Herikson Souza.
A MOÇA DE BAMBULUÁ é um conto popular reescrito por Ricardo Azevedo, e integra o seu livro “Contos de Espanto e Alumbramento”. O espetáculo utiliza da força e sonoridade da palavra para construir o jogo cênico, unindo ao universo literário- poético a música e a dança.
Em cena, as atrizes-criadoras e um músico dão vida ao universo mítico da cultura oral brasileira trazido pelo conto. Palavra, música e dança se misturam para narrar a história de João e a Moça de Bambuluá.
Ao longo da narrativa, as duas atrizes se revezam entre narradoras e personagens, num jogo lúdico em que o público é convidado a imaginar e cocriar a história.
*** Prêmio de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular e indicação de Melhor Direção no VII Festival de Teatro de Paranavaí, PR, 2012.
Sinopse:
João era andarilho, tocador de viola, um viajante. Em uma de suas andanças, chega a uma gruta misteriosa. Lá, conhece a Moça de Bambuluá e seu doce jeito de amar. A partir desse encontro, João é posto à prova: aprender a língua dos pássaros e enfrentar o medo da morte para chegar até Bambuluá.
Necessidades Técnicas: Por sua versatilidade, a peça pode ser apresentada em espaços alternativos fechados (galpões, área de convivência) ou em auditórios e teatros (com iluminação).
Público-alvo: juvenil (a partir dos 14 anos)
Duração: 75 minutos
Ficha Técnica:
Texto original: Ricardo Azevedo.
Atrizes-criadoras: Gabriela Hess e Renata Vendramin.
Músico em cena: Gustavo Sarzi.
Canções originais: Janaína Silva, Renata Vendramin e Thiago Fernandes de Freitas.
Arranjos: Gustavo Sarzi.
Concepção de luz: Felipe Miranda.
Preparação Corporal/Canto e Voz: A I V U teatro.
Figurinos: Marisa Rebolo e A I V U teatro.
Adereços/Cenografia: A I V U teatro.
Produção: A I V U teatro.