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ALENCAR MARTINS NETO

Nasceu na cidade de São Paulo. Integra o AIVU Teatro desde 2013.

 

Formado em bandolim pela Universidade Livre de Música Tom Jobim (2009) e bacharel em violão popular pela Faculdade Cantareira (2012), estudou composição popular com Eduardo Gudin, violão 7 cordas com Edmilson Capelupi, e atualmente estuda orquestração e arranjo com Julio Cesar Figueiredo.

 

Em fevereiro de 2014, esteve junto com a artista-criadora, Renata Vendramin, em Bogotá, na Colômbia, ministrando a oficina TEIA DRAMATÚRGICA: DRAMATURGIA CÊNICA TECIDA COM PALAVRA, MÚSICA E DANÇA, na sede do grupo de teatro Varasanta, onde compartilharam um pouco dos exercícios de treinamento do ator e de criação do espetáculo A PRÓXIMA HISTÓRIA. Ao longo dos últimos anos trabalhou com diversos grupos de teatro e dança de São Paulo, como Sobrevento, Instituto Brincante, Pia Fraus, Teatro de Senhoritas, Gumboot Dance Brasil, Cia Tricromática... Criou trilhas sonoras e assinou direção musical de espetáculos de dança e teatro como: AMADO e Fino Fio (instituto Brincante), A Próxima História (AIVU Teatro), Tucantaconto (Cia Tricromática) entre outros...

 

Como músico arranjou e produziu o disco de artistas como Flaira Ferro, Luiza Kolya, JOVA, Juh Fernandes... Trabalhou na gravação de álbuns e singles de artistas como Antônio Nóbrega, Mônica Salmaso, Ceumar, Gaby Amarantos, Proveta, Zé Pitoco... Como músico acompanhou artistas como Armandinho Macêdo, Antônio Nóbrega, Spok, Zé Pitoco, Fernando Anitele, Karina Buhr, Flaira Ferro, entre outros.

 

Atualmente trabalha como engenheiro de áudio e produtor musical a frente do Juá estúdio, produzindo artistas e grupos, criando trilhas sonoras para espetáculos, jingles e diversos tipos de produções audiovisuais.

 

“A música surge para mim na adolescência como uma forma de ocupar minhas tediosas tardes urbanas.

 

Ao ganhar meu primeiro violão passo a ter um grande companheiro, em momentos bons ou ruins sempre se fazia ouvir e cada nota sabia encontrar o lugar exato para trazer conforto a qualquer situação.

Assim se iniciou uma grande e preciosa jornada repleta de descobrimentos. Sou músico de formação e de ofício, hoje porém, enxergo a música como algo maior, uma parte de um todo que juntamente com a dança, o teatro e tantas outras manifestações artísticas fazem pulsar a vida que habita em mim.

 

Creio que essa jornada ainda me levará a muitos lugares diferentes, por agora basta dizer que sigo caminhando … "

2010 - present

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GUSTAVO SARZI

Nasceu em Botucatu, São Paulo. Integra o AIVU Teatro desde 2013.

 

Graduou-se Bacharel em Música com habilitação em Composição pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) em 2010 sob a orientação de Aylton Escobar e colaboração de Antonio Adolfo.

 

Estudou piano MPB/Jazz e improvisação com Paulo Braga e André Marques no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (CMDCC – 2003). Foi premiado nos festivais “Botucanto” (Botucatu/SP, 2005) e “Americanta” (Americana/SP, 2004 e 2005) na categoria Música Instrumental.

 

Realizou gravações com os artistas: Fabiana Cozza, Amélia Rabello, Miucha, Olivia Byigton, Danilo Caymmi, e shows com Lívio Tragtenberg, Cida Moreira, entre outros. Fez direção musical dos shows “São Ismael Silva” (com Cristina Buaque, Jards Macalé, Barão do pandeiro e Ná Ozzetti), “Um Grito Solto No Ar” (com Georgette Fadel) e “Na Boca do Lobo” (com Cida Moreira e Heron Coelho); e das peças teatrais: “Pedrinho Jaçanã ”, projeto de inclusão social realizado pela secretaria do Estado de São Paulo, “Luis Antonio Gabriela”, documentário cênico com a Cia Mungunzá e “Sete gatinhos” peça de Nelson Rodrigues e direção de Nelson Baskerville.

 

Desenvolve repertório autoral com o flautista Enrique Menezes (“Coro de grilo”) trabalhando no duo piano e flauta as inúmeras possibilidades de improvisação aplicadas na composição e no arranjo. http://issuu.com/gustavosarzi/docs/bom

 

É integrante da Cia Munguzá de teatro, onde trabalha música com atores, ministrando oficinas interativas que estimulam a musicalidade, a percepção auditiva e a espontaneidade dos artistas na criação sonora dos espetáculos. http://ciamungunza.com.br

 

Realizou com o AIVU Teatro as temporadas 2013 e 2014 do SESI Viagem Teatral - ação arte-educação.

 

http://gustavosarzi.blogspot.com.br

 

"Meu corpo é um macaco pelado e minha mente um papagaio tagarela. Eu fico a observar os movimentos desses dois de acordo com as peripécias do acaso. E dentro da inexistência de espaço e tempo me diluo no vazio, onde a forma é o que é."

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JULIANA VALENTE

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MARISA REBOLLO

Nasceu na cidade de São Paulo e integra o AIVU Teatro desde 2023.

 

É atriz, professora e diretora teatral. Formou-se bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela Universidade de São Paulo no ano de  2012. Em 2020 concluiu a Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Claretiano, ano no qual ingressou na pós-graduação da Escola de Comunicação e Artes da USP, onde cursou o Mestrado em Artes Cênicas, concluído  em 2023.

Integra o CEPECA – Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, grupo de pesquisa da universidade de São Paulo, coordenado pelo prof. dr. Eduardo Tessari Coutinho, no qual atua como atriz-pesquisadora.

 

Atualmente é professora de teatro dos cursos curriculares e extracurriculares no colégio Oswald de Andrade (zona oeste de São Paulo - SP), onde ministra aulas para estudantes do ensino fundamental 2.

Como professora, atuou nas seguintes instituições:

  • SP Escola de Teatro, curso técnico de formação artística profissional em São Paulo - SP, na qual atuou como artista docente de atuação no módulo Personagem e Conflito nos anos de 2021, 2022 e 2023. E como artista convidada ministrou três encontros com a temática “Personagem e Conflito” para os alunos do curso de atuação (2018)

 

  • Escola Recriarte, onde ministrou cursos livres de teatro para grupos de crianças e adolescentes. Nesse período, dirigiu o espetáculo “Uma expedição para a Lua” com adolescentes (2019 - Teatro do Raposo Shopping)

 

  • Colégio Anglo Leonardo da Vinci, no qual atuou entre os anos de 2012 a 2017 como professora dos cursos curriculares e extracurriculares de teatro para alunos do ensino fundamental 2, com os quais dirigiu os espetáculos: O Padrão é ser feliz (2017), Reflexões de um Eu (2017),Os círculos de giz (2016), Ensaio sobre a Intolerância (2016), Os Roxos e Os Rosas (2016), A Nossa Peça (2016), Ou Isto ou Aquilo(2015), Escolhas (2015), As Crônicas de Maria Joaquina (2015), Uma Peça de Terror (2015),  O Rinoceronte (2014), A Exceção e a Regra (2014), O Inimigo do Povo (2014), Como enganar a morte (2014), O Inspetor (2013), O Poço (2013), O Ladrão (2013), A Megera (2013), Aquele que diz sim e aquele que diz não (2012), Hamlet (2012). Também atuou como professora do curso curricular de Artes para 6º e 7º anos (2013 e 2014) e do curso extracurricular de Iniciação à linguagem Teatral para alunos do Ensino Fundamental 1 (2012).

 

  • Sesi Osasco, espaço no qual estagiou no setor de artes cênicas, ministrando aulas de Iniciação Teatral e Expressão Corporal para grupos de terceira idade durante o ano de 2011.

 

Ministrou também oficinas livres de teatro e jogos teatrais no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, no ano de 2010 e na Escola Municipal EMEF Brasil-Japão, onde foi professora voluntária no projeto de teatro extracurricular para alunos do Ensino Fundamental: Oficina de teatro extracurricular com crianças de 11 e 12 anos, Oficina de iniciação à linguagem teatral para crianças de 9 e 10 anos, Oficina de jogos teatrais com crianças de 6 a 8 anos.

 

Como atriz, integrou o grupo teatral Coletivo Cardume desde 2012, atuando no espetáculo online Os Fins do Sono: remoto (2021), contemplado pelo ProAc - SP. Dirigiu o espetáculo Audiência, com temporada na SP Escola de Teatro e apoio do Consulado Geral da República Tcheca (2019). Atuou nos espetáculos Os Fins do Sono, espaço do Teatro da Vertigem (2016) e O Balneário (2012-2013), selecionado pelo ProAc, com apresentações em São Paulo, São Vicente, Cubatão, Mongaguá e São Sebastião. 

Atuou ainda nos espetáculos: Marie (2012-2014), com apresentações no Sesc Santos, Sacolão das artes, TUSP, dentre outros. Salém (2011-2013), com temporadas no Teatro Distrital Alfredo Mesquita (SP) e Sala Miroel Silveira (USP). O Horácio (2011-2012), Temporadas na Sala Miroel Silveira (USP) e TUSP. Madrid 36: Reminiscências da Guerra Civil Espanhola (2010), Circuito TUSP de teatro. Um Pássaro na Mão (2009) e Hoje é Dia de Rock (2007), com temporadas no Teatro Aliança Francesa (SP). E Primeiras Estórias (2008), com temporada no departamento de Artes Cênicas da USP. O Filho do Moony não chora (2018), Teatro do Pequeno Ato – Assistência de direção 

Atuou ainda no curta-metragem Um Guarda Real (2017), com direção de Luis Felipe Labaki. e no média-metragem Jennifer: Menina Mulher da Pele Preta (2010), com direção de Renato Candido.

 

Realizou os cursos de formação complementar

  • Curso de Yo Afectado e Ronda (Estúdio Estrela Straus, 2022, 2023 e 2024)

  • Psicodrama: Conceitos fundantes e suas várias aplicabilidades (Instituto Sedes Sapientiae, 2020)

  • Método Lee Strasberg com Estrela Straus, Mell Mariah e Carolina Victor Participa dos cursos extensivos no Estúdio Estrela Strauss (2023 e 2024). Participante do grupo de estudos extensivo no Teatro do Pequeno Ato- SP (2019). Participou também dos cursos Método Lee Strasberg/ Actors Studio nos períodos de agosto a dezembro de 2017, agosto a setembro de 2018 (Centro Cultural B_arco) e julho de 2019 (Inbox Cultural)

  • Método Meisner com Ana Paula Dias. Curso Meisner I de fevereiro a março de 2018 (Espaço O Andar)

  • Academia Internacional de Cinema, onde participou dos cursos AiCenas: Atuação no cinema (agosto a novembro de 2017) e Atuação para Cinema e TV – Intensivo de férias (julho de 2017) 

  • Workshops de Interpretação para cinema com José Eduardo Belmonte em fevereiro de 2016 (Centro Cultural B_arco)

  • Workshop de 18 horas com Frederico Foroni em junho de 2016 (Estúdio Terra Forte)

  • Método de Atuação Sanford Meisner com Tomás Rezende Módulos I e II do curso realizados de Agosto a dezembro de 2014 e workshop Ferramentas fundamentais para o ator de cinema realizado em julho de 2014 (B_arco)

 

 

"Eu faço teatro desde criança. O palco sempre foi para mim um espaço mágico onde era possível construir outras realidades. Ali se configuravam outras possibilidades de existência, outros modos de ver o mundo. Não havia nada mais revolucionário!

Ao longo dos anos a revolução aconteceu dentro de mim. Todo o caminho que percorri da infância até aqui foi de mãos dadas com o teatro. As vezes me pergunto: “E se eu tivesse feito outra coisa da vida?” Mas essa pergunta logo, logo voa pelos ares e se esvai ao primeiro olhar da plateia, no encontro com alunos, nas conversas e leituras sobre teatro. O palco é minha casa."

Nasceu na cidade de São Paulo. Integra o AIVU Teatro desde 2014, atuando como diretora de arte.

 

É cenógrafa e arquiteta formada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo Braz Cubas de Mogi das Cruzes, 1979.

 

Trabalhos realizados:

 

Cenografia e Figurinos:

- Assistência de cenografia na telenovela “O profeta”, Rede Tupi, 1978.

- Assistência de cenografia na telenovela “Dinheiro Vivo”, Rede Tupi, 1979.

- Média metragem “Carlota – Amorosidade”, de Adilson Ruiz, 1986.

- Longa metragem “O homem que virou suco”, de João Batista de Andrade, 1979.

 - Longa metragem “Real desejo”, de Augusto Seva, 1986.

- Peça Teatral “Divinas palavras”, sob direção de Iacov Hilel, 1980.

- Peça Teatral “Campeões do mundo”, sob direção de Antônio Mercado, 1981.

- Peça Teatral “Cala boca já morreu”, sob direção de Ednaldo Freire, 1981.

- Peça Teatral “As quatro meninas”, de Pablo Picasso, sob direção de Iacov Hillel.

- Peça Teatral “Besame Mucho”, sob direção de Roberto Lage, 1982.

- Peça Teatral “Sai da frente que atrás vem gente”, sob direção Mário Mazetti, 1984.

- Peça Teatral “Papai e mamãe – conversando sobre sexo”, de Mário Prata, sob direção de Flávio de Souza, 1984.         

- Peça Teatral “Crocodilo do Nilo”, sob direção de Paulo Yutaca, 1985.

- Peça Teatral “O capeta de Caruaru”, sob direção de Ednaldo Freire, 1991.

- Peça Teatral “As filhas de Janete Clair”, de Jandira de Souza, 1996.

- Peça Teatral “O fingidor”, sob direção de Samir Yazbek, 1999.

- Peça Teatral “Estrela Cigana”, 2007.

- Peça Teatral “Retratos de Augustus John”, sob direção de Hugo Coelho, 2007.

- Peça Musical “Aída”, adaptação de Elton John e Tim Rise., 2008

-  Peça Infanto- Juvenil “Amazônia adentro “’ , produção Canto em Contos, 2010

- Peça Infantil “ O que eu Sonhei, produção CIAZIN, 2011

- Peça infantil “Por um Fio “- produção Canto em Contos, 2012

- Peça infantil “Contos de Clarice,sob direção de Calixto de Inhamuns, 2012

- Peça infantil “Pandolfo Pereba”, produção Circo de Trapo, 2013

- Peça Teatral "A Próxima História", do grupo AIVU Teatro, 2014

- Peça Teatral "O monstro", produção Desembuxa Entretenimento, 2018

- Figurino da Ópera "Pelleás et Melisánde" de Debussi, direção de Yacov Hillel, produção Theatro Municipal de São Paulo, 2018.

- Peça Teatral "As irmãs Siamesas", produção Desembuxa Entretenimento, 2018

- Peça Teatral "Jardim de Inverno", direção Marco Antônio Pâmio, 2019

- Cenário da peça teatral "Relação a dois", direção  de Hudson Glauber, 2022.

- Cenário e figurinos  da peça teatral "Apesar de tudo”, direção  de Hélio Cícero, 2023.

Exposições:

- Criação e execução da ambientação cenográfica da exposição “Modernismo – Paris anos XX”, realizado pelo MAC – USP, 1995.

- Montagem da exposição infantil “Histórias de grandes artistas”, realizado pelo realizado pelo MAC – USP, 1995.

- Criação e execução da ambientação cenográfica da exposição “Burle Marx – artista paisagista”, realizado pelo MAC – USP, 1997.

- Criação e Execução da Ambientação Cenográfica da Exposição "Retrato Popular", realizado pelo SESC Belenzinho, 2016. 

 

Outras Atividades Profissionais:

Trabalhos em arquitetura e design, fotografia e produção de cenário e figurino para cinema e teatro.

Prêmios Recebidos:

- Prêmio MINC – INACEM, Troféu Mambembe de cenografia com a peça “Crocodilo do Nilo”, 1985.

- Prêmio APETESP de Teatro – Troféu Figurinos com a peça “Crocodilo do Nilo”, 1985.

- Prêmio APCA – Exposição “Modernismo – Paris anos XX”, 1995.

- Prêmio APLAUSO - Troféu de Arquitetura Cênica com o cenário da peça "As Irmãs Siamesas", 2018.

 

De 2001 a 2009 ministrou aulas de cenografia, figurino, e artes plásticas na escola de teatro “Casa do Teatro”, sob direção de Lígia Cortez.

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RENATA VENDRAMIN

É paranaense, nasceu na cidade de Paranavaí. Em 2010, junto com outros artistas-criadores, cria a CIA. DA FULÔ, que em 2012 torna-se AIVU teatro, onde atua como artista-criadora e produtora desde então.



Em 2004, formou-se na Escola Técnica de Teatro Cena  Hum Academia   de  Artes  Cênicas  e  no  curso  de Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba;



Em Curitiba trabalhou com a Cia. Curitiba de Comédias, a Ganesh Cia Cênica de Teatro e diretores independentes. Os principais espetáculos que realizou foram: ‘Theatresports’, direção: Franklin Albuquerque; ‘Vestibular no Teatro’, direção: Chico Pennafiel; ‘Corações em Metanol’, texto e direção: Thiago Daher; ‘A Mente Capta’, direção: Humberto Gomes; ‘A Casa da Mãe Joana’ e ‘Bastidores’, direção Juscelino Zílio e Márcia Gomez; ‘A Química do Amor’, direção Humberto Gomes; ‘Quarto de Hotel’, direção Humberto Gomes;


Em 2005 concluiu a Especialização Lato Sensu em Cinema e Vídeo com ênfase em baixo orçamento na Faculdade de Artes do Paraná, cujo tema do relatório reflexivo foi ‘A Construção da Personagem Cinematográfica’. Em 2006 mudou-se para São Paulo.

 

Na capital paulista participou dos seguintes cursos e estudos: 

- CEPECA - Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator - da USP, sob orientação do Prof. Dr. Armando Sérgio da Silva, de 2006 a 2009; e retorna em 2012 até agora;
- Núcleo de Pesquisa O Ator em Processo, do Grupo XIX de Teatro de São Paulo;
- Curso de Interpretação Cinematográfica do Ateliê de Artes e Ofícios, com Márcio Mehiel. Técnica físico-energética, até 2008;
- Curso de História do Teatro com Antônio Rogério Toscano na Escola Livre de Teatro de Santo André – ELT, de 2007 a 2009;
- Contato Improvisação com Ricardo Neves e Bárbara Nunes;
- Caminho do Canto, com Andrea Drigo;
- Núcleo Experimental do SESI 08/09, sob coordenação de Carlos Martins, direção de Roberto Lage;
- Curso Livre de Yoga para formação de instrutores de Hatha Yoga no Omkarananda Ashram, com Otávio Vieira, em 2009. Curso de Capacitação em Yoga do IEPY (Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga) com coordenação de Marcos Rojo, em 2011. Curso de Filosofia do Yoga no Instituto Paulista de Sânscrito - IPS, com coordenação de João Carlos B. Gonçalves, em 2015; Curso de Anatomia Aplicada ao Yoga I - O aparelho locomotor e a mecânica da prática, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com direção da Prof.ª Dra. Mirna Duarte Barros e coordenação do Prof. Me. Denival Soares Galdeano, em 2017.


Principais espetáculos realizados em São Paulo:
‘Sonhos de Amor Rasgado’, direção de Rodolfo Amorim; ‘Um Ônibus Chamado SP’, direção: Armando Sérgio; ‘A Mulher e o Cisne’, direção Laura Lucci; Espetáculo Infantil ‘Brotando Alegria’, direção: Denise Haddad e Nicolas Monastério; ‘O Bailado de Flávio de Carvalho’, direção de Roberto Lage.  


Principais curtas e longas realizados:
Curtas digitais ‘Balões Infláveis’ - exibido no Festival de Tiradentes – MG, direção: Alessandro Yamada; ‘Que Amor é esse?’, direção: Márcio Mehiel; ‘A Sacerdotisa’, direção: Ruy Veridiano; longa-metragem ‘Quer Saber?’, direção: Paulo de Tarso Disca, selecionado para a 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


Outros trabalhos como atriz:
Leituras Dramáticas dos textos ‘Edifício Marisa’, de Marcello Jordan, direção: Fernando Neves; ‘Freak Show – A sociedade do espetáculo’, de Luise Cohen, no Festival de Teatro de Curitiba, direção: Eric Lenate, ambos produção do Núcleo de Dramaturgia do SESI/SP – British Council.
Participação na série de TV independente ‘Na Batalha’, e de uma série de vídeos didáticos sobre poesia para a FTD, ambos produzidos pela Produtora ACERE.

 

Trabalhos artístico-pedagógicos:
- Trabalho de corpovoz realizado, como estágio, na disciplina “Laboratório de Montagem”, ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Braga de Carvalho, no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Faculdade Paulista de Artes, 2015.
- Oficina “Teia Dramatúrgica: dramaturgia cênica tecida com palavra, música e dança”, ministrada em Bogotá, Colômbia, na sede do Grupo de Teatro Varasanta. Atividade do projeto “Inter-Câmbios América Latina”, realizado pelo CEPECA da USP, 2014.

- Mostra CEPECA na Escola de Teatro Macunaíma. Demonstração de processo da peça “A Próxima História” e apresentação da pesquisa de mestrado. 2013.
- Professora assistente na disciplina “Oficina Teatral” na Academia de Artes Cênicas Cena Hum, Curitiba, PR, 2005.
- Professora da disciplina “Teatro Infantil – Iniciação II” na Academia de Artes Cênicas Cena Hum, Curitiba, PR, 2005.

 

Montagens com alunos:
- Trabalho corpovoz:
Peça “Put some farofa”, texto de Gregório Duvivier. Direção: Marcelo Braga, na Faculdade Paulista de Artes, 2015.
- Assistência de Direção:
Peça “Corações Solitários”, texto Rubem Braga. Direção Humberto Gomes, na Academia de Artes Cênicas Cena Hum, 2005.
Peça “Sonho de uma Noite de Verão”, texto de William Shakespeare. Direção Humberto Gomes, na Academia de Artes Cênicas Cena Hum, 2005.
- Direção:
Peça “Soldadinho de Chumbo”, em parceria com Andréa Assumpção, na Academia de Artes Cênicas Cena Hum, 2005.



Em 2015 concluiu seu mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, USP, cujo título é "Teia Dramatúrgica: trajetos sinuosos de uma atriz em fluxo e ritmo criativos", com orientação do prof. dr. Eduardo Tessari Coutinho. Para acessar a dissertação: 

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-24112015-164917/pt-br.php

Em março de 2024, publicou em um e-book gratuito a sua dissertação de mestrado, “Teia Dramatúrgica: trajetos sinuosos de uma atriz em fluxo e ritmo criativos”, pela Atena Editora. O e-book está disponível para ser baixado gratuitamente no site da editora: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/teia-dramaturgica-trajetos-sinuosos-de-uma-atriz-em-fluxo-e-ritmo-criativos

É praticante de Hatha Yoga desde 2005 e instrutora desde 2010 .

"Eu sou menina do interior. Daquelas que cresceu com os pés descalços na terra e fruta gostosa nas mãos.

Vivia com os cabelos desgrenhados pelo vento, e os olhos abertos que não cabiam no rosto, curiando o mundo.

 

Aos 6 anos entrei pela primeira vez num teatro. A Casa de Cultura da pequena cidade onde nasci. Meu coração bateu diferente. Nada acontecia no palco. O espaço sagrado do encontro me emocionava. Estava feliz por estar ali.

Quando vi os atores então... meu coração não coube no peito: que seres eram aqueles capazes de transformar-se em muitos? De onde vinham aqueles mensageiros que me traziam algo novo, diferente, desconhecido para a minha pele ? Que imaginavam outras realidades... Um outro jeito de olhar para a realidade...

Esse sentimento está vivo na minha memória e latente no meu coração.

Toda vez que eu olho nos olhos sensibilizados do público, seja criança, adulto mulher, homem ou velho é como se eu me reconectasse àquela sensação primeira-original, da menina do interior, buscadora inocente, curiando o mundo, que fez com que eu trilhasse o meu caminho guiada pela memória, pelo coração e pela intuição. Sigo caminhando."

RAFAEL DE BARROS
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Nasceu no ABC paulista, na cidade de Santo André. Integra o AIVU Teatro desde 2022.

 

É Doutorando em Artes Cênicas pela USP. Autor do livro “Palhaço de Rua - A experiência de um artista latino americano - um estado de risco”. É Mestre em Artes Cênicas também pela USP - onde desenvolveu uma pesquisa sobre o Palhaço de Rua Latinoamericano. 

Em 2019 foi vencedor do Programa Nascente USP na Categoria Artes Cênicas com seu espetáculo solo "El General". Fez residência artística na Escola de Palhaços de Barcelona - Cal Clown (ESP). Graduou-se em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (PR). Integrante Grupo de Pesquisa CEPECA - Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator da Escola de Comunicação e Artes da USP, desde 2016.

 

Fundador do Exército Contra Nada (2011), Rafael de Barros pesquisa a comicidade desde 2008. Tendo no repertório os espetáculos: "El General" e "Mundano", “Estado de Risco” e “Caravana Zona Leste”. Com esses trabalhos, apresentou em mais de 300 cidades, por 8 países diferentes, consolidando uma carreira internacional.

 

Integrante do grupo Palhaços Sem Fronteiras Brasil, que atua em locais de alta vulnerabilidade social, desde a sua fundação em 2016. Já realizou diversos projetos no Brasil e uma jornada de apresentações no México para imigrantes e afetados pelo terremoto de 2017.

 

PRÊMIOS:

PROMIC 2014 - Circulação do espetáculo "El General" Londrina - PR

PROAC 2016 - Criação e Circulação de Número Circense - São Paulo - SP

FOMENTO AO CIRCO - 2018 - Criação e Circulação de Número Circense - São Paulo - SP

NASCENTE USP 2019 - Vencedor da Categoria Artes Cênicas

PROAC  2020 - Histórico de Circo

FOMENTO AO CIRCO 2021 - Exército Contra Nada - 10 anos de um Circo de Rua

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